A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Redenção foi fundada em 27 de agosto de 1997 por um grupo de empresários, profissionais liberais e servidores públicos da cidade, contando com apoio e consultoria da APAE de Conceição do Araguaia cidade vizinha, foi eleita por aclamação a chapa do primeiro presidente, um dos seus fundadores, o advogado Drº Marcelo Carmelengo e como vice-presidente o empresário Claudinei Furtado, estando presente a presidente da Federação das APAE’S do Estado do Pará da época senhora Maria Elza Ribeiro de Andrade, que deu seu apoio à criação da unidade Apaeana no município. A APAE-Redenção iniciou seus trabalhos em uma pequena residência cedida, sendo ofertando três tipos de atendimentos clínicos sendo eles: fonoaudiologia, fisioterapia e massoterapia, foi então que os sócios do antigo Clube Recreativo de Redenção, se sensibilizaram e doaram as dependências do abandonado clube e em maio de 2008 foi inaugurado a sede própria da APAE Redenção, que contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do município.
A atual estrutura da APAE Redenção oferta no CAMS (Centro de atendimento multiprofissional em saúde) atendimentos de fisioterapia, equoterapia, equitação, hidroterapia, terapia ocupacional, neuropsicopedagogia, psicologia, médico clínico geral, dermatologia e odontologia.
No CEAS ( Centro Especializado em Assistência Social), conta com a participação da Assistente Social e Psicóloga, tendo como principais programas: Programa Dialogar 1 e 2, Envelhecimento Saudável e Ginasticamente.
E no CEOP (Centro especializado em Oficinas Pedagógicas) nossos usuários participam das oficinas de informática, teatro, dança, letramento, artes e educação física.
A atual diretoria da entidade, para melhoria e manutenção, busca parcerias com a comunidade, setores privados e públicos para assim investir na qualidade dos serviços prestados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares.